Imagem capa - TEDx Pajuçara 2019: A Realidade em Pauta na Capital Alagoana por James Dantas Costa
Eventos#fotopartilhaMobgrafando

TEDx Pajuçara 2019: A Realidade em Pauta na Capital Alagoana

Em 2016 tive o meu primeiro contato com o TEDx. Na época, estava mergulhando no mundo do empreendedorismo e despertando minha sede de conhecimento. O processo seletivo foi bem restrito e consegui ser um dos 100 participantes a serem selecionados para assistir ao evento, mas creio que o James do passado pode falar disso melhor que eu...



TEDx PAJUÇARA 2019: A ODISSEIA



De acordo com a organização do evento, a segunda edição do TEDx Pajuçara veio para questionar a sua realidade. Realidade que é resultado da perspectiva individual sobre o contexto da vida. Cada ser humano tem uma visão diferente e isso influência em como o mundo aparenta ser, tornando o ‘real’ um conceito questionável. A ideia foi propor a discussão de diferentes realidades, e assim entender que a mesma é mutável e que pode ser transformada. 


No ano em que completa a sua primeira década, o TEDx retornou à capital alagoana para debater realidade em suas diferentes perspectivas. Independente, local, e sem fins lucrativos, o evento buscou ampliar a premissa das famosas conferências do TED, de que ideias boas merecem ser compartilhadas.


A maratona de conferências, que leva no nome um dos cartões postais mais famosos da cidade: TEDx Pajuçara, foi realizada no Hotel Best Western, no dia 13 de julho de 2019, e teve como mestre de cerimônia um dos speakers da primeira edição, o Tiago Silva, Mochileiro pela Educação.





Como deu pra perceber entre a introdução e o conceito do segundo evento, passaram-se quase 3 anos. Foi assim que me senti esperando esse tempo todo...


Brincadeiras a parte, o TEDx Pajuçara trouxe uma expectativa grande por ser um evento de alto nível feito por pessoas que colocaram seu coração para trazer o melhor para Alagoas. Até me arrisquei na seleção de Speakers, mas o #fotopartilha ainda precisa amadurecer um pouco até subir neste palco. Mas sem mais delongas, vamos ver quem foram os speakers que trouxeram suas perspectivas para a nossa realidade.


OS SPEAKERS 



MARIA CLARA MAGALHÃES - "O equilíbrio social começa com o equilíbrio de gênero"


A palestra que abriu o evento trouxe uma visão bem interessante sobre equilíbrio. 


Maria Clara falou das experiências em que se perdeu e precisou se encontrar, abraçando sua essência e potencializando isso através de suas ações. 


Desde a formação em Engenharia Elétrica, passando pelo intercâmbio na Ásia e no encontro com o seu propósito assumindo a Be Labs, ela deixou uma mensagem que ecoou no subconsciente de todos os presentes: 


"você pode trazer o equilíbrio para o mundo começando pelo seu".





ANA FONTES - "Menos eu e mais nós"


Ana Fontes é uma mulher Alagoana, nascida em Igreja Nova - AL, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e que viveu com a família uma jornada árdua em busca de oportunidades. 


Citando desde o trabalho infantil, as pedras que enfrentou no caminho da formação acadêmica e as humilhações e negligências em sua vida profissional, Ana foi enfática ao mostrar um lado da meritocracia que muitos fazem questão de ignorar: um mundo de privilégios. 


Desejou que sejamos mais gentis e empáticos, e deixou um recado: 


"a gente não romantiza coisa ruim, a gente cria consciência."





INGRID PEREIRA - "Maturidade não vem com idade" 


Ingrid Pereira é o tipo de pessoa que muitos chamariam de prodígio. 


Jovem, eloquente, energética, carismática... são muitos os adjetivos que vieram a mente quando ela começou a falar e desenvolver a sua palestra, mas ela fez questão de deixar claro que o motivo dela estar ali não foi nenhum tratamento especial ou disciplina diferenciada. 


Ela simplesmente teve permissão para ser, e usou isso em cada etapa da sua vida. Ela explicou que a maturidade é construída pelo indivíduo, no indivíduo, durante toda a sua jornada. 


E finalizou com uma das melhores frases da primeira etapa de palestras: 


"eu não me encontro à frente do meu tempo, eu me encontro no meu próprio tempo."





RENATA MENDONÇA - "O futuro é o próximo segundo"


A ida de Renata Mendonça ao Tedx Pajuçara como Speaker foi inusitada. 


Desafiada pelos amigos da Mescla a participar do processo seletivo, sua história acabou chamando a atenção da organização e ela acabou parando no palco para compartilhá-la com todos os presentes. 


Ela contou como era uma pessoa regrada, com toda a sua agenda para o futuro metodicamente organizada, e que mudou por causa de uma doença rara, a TRAPS - Síndrome periódica associada ao receptor do fator de necrose tumoral. 


Depois de anos lidando com ela, mergulhou no empreendedorismo a convite de dois amigos e fez um curso de Cool Huntingestudando o futuro para fazer um presente melhor. 


Com isso, ela viu a importância do seu trabalho, pois olhar e se preparar para o futuro é questão de sobrevivência. 


E finalizou com a seguinte conclusão: "cabe a você utilizar o seu próximo segundo."





JOÃO PAULO FALCÃO - "Seus alunxs tem vontade de aprender?"


João Paulo é professor, e começou sua fama mostrando a realidade da maioria das escolas, não apenas de Alagoas, mas do Brasil. 


No que ele classificou como "olimpíadas da apatia", temos alunos que não gostam das aulas, que vão para escola porque tem de estar lá, e não pelo prazer de aprender, e a escola como um lugar sem empatia, que apenas dita o que deve ser feito. 


Até que ele resolveu mudar isso de alguma maneira, e transformar os seus alunos, que ele chamou de lagartas vorazes, em borboletas capazes de voar pelo mundo, dando a eles os nutrientes necessários. 


A partir daí, surgiu o projeto Robótica Sucational, onde os alunos aprendem matemática através de experimentos, criando ferramentas e protótipos sob a orientação do professor. São mais de 750 alunos impactados, 7 pontos de coleta que já recolheram mais de 1800 kg de resíduo eletrônico em Viçosa - AL, e os alunos se tornam multiplicadores do projeto, levando os conhecimentos aplicados para as instituições de ensino médio e superior que ingressam ao progredir na vida escolar.  


Citando o Papa Francisco em sua fala, resumiu bem como o seu projeto impacta a vida dos alunos: "Construir pontes, e não muros."





VICENTE CARVALHO - "O poder do exemplo"


Vicente Carvalho é do Maranhão, e como sua palestra focava no poder do exemplo, resolveu focar naquele que sempre te marcou e inspirou: os seus pais. 


Muito novo, ele se mudou com seus pais para Rondônia e desde então aprendeu que o "vai dar certo" faria parte da sua vida. Olhando para como os seus pais batalhavam, cresceu e resolveu ir estudar design em São Paulo. 


Um dia, vendo um post de uma amiga sobre um caso daqueles onde a gente passa a ter fé na humanidade mesmo com tudo de negativo que vemos e ouvimos, ele comentou "existem razões para acreditar". 


E a partir daí o projeto de mesmo nome começou a nascer em sua cabeça, tomar forma, ganhar o Brasil, e ser esse refúgio onde sabemos que coisas boas ainda acontecem. 


A razão de ser para o projeto existir é potencializar pessoas através de histórias, e muita gente já foi ajudada através da corrente do bem gerada pelas postagens e campanhas criadas pela equipe que toca o Razões para Acreditar. 


E como diz a bio do mesmo no instagram: "Não é que o mundo esteja pior, você que não fica sabendo das coisas boas que acontecem."





NATASHA WONDERFULL - "A morte e a vida da Severina"


Natasha Wonderfull é a 1ª profissional transexual em AL a utilizar nome social. 


Trabalhando há 6 anos como técnica de enfermagem no projeto "Consultório na Rua", a vida de Natasha sempre foi marcada por conhecer na prática a crueldade que o ser humano é capaz. 


Natural de Pernambuco, perdeu a mãe ainda na infância, e foi pra Alagoas, onde fazia faxina e troca de refeições - a única coisa que lhe permitiam, quando permitiam. 


Chamada por termos pejorativos, excluída, acabou indo parar na prostituição, a única maneira que encontrou de sobreviver, e onde permaneceu durante anos. 


Através das artes cênicas, busca dar oportunidade para as transexuais e travestis de Maceió de saírem das ruas e poderem viver dignamente. Pois segundo ela: "quem faz a mudança somos nós."





FERNANDO PERON - "A construção do ser na aprendizagem decorrente"


Fernando Peron trouxe em sua fala algo importante, que tudo o que aprendemos é parte do que nos tornamos, desde a coisa mais "insignificante" até a mais útil. 


Nos tempos de hoje, onde todo mundo é especialista em algo - menos você - aumentaram os casos de ansiedade e depressão ligados a não corresponder as expectativas. 


Ele frisou em como as experiências influenciam na aprendizagem, com o caso do mágico David Blaine. David aprendeu mágica com seu tio na infância, e o detalhe era que seu tio não era mágico - era um dentista que sabia apenas um truque de mágica e o ensinou para o seu sobrinho. David ficou tão fascinado que a partir desse aprendizado mergulhou nesse mundo e se tornou um dos profissionais mais influentes e famosos de seu meio quando atingiu a idade adulta. 


A partir dessa experiência, ele finalizou com a seguinte constatação: "nunca duvide da sua capacidade de ensinar algo a alguém."  





GABRIELA BILLORIA - "Identidade: dominando o que te permite construir a sua vida"


Gabriela Billoria veio com um objetivo, que era mostrar que quem acreditamos que somos, direciona o que vamos viver


Segundo ela, estamos o tempo inteiro tentando "consertar algo". Quando somos mais novos, na infância, temos mais liberdade de explorar as possibilidades, de desejarmos nos tornar astronautas, por exemplo. Mas quando vamos crescendo, vamos nos moldando ao padrão de realidade que nos cerca através dos nãos que recebemos, e a partir daí buscamos seguir o certo em busca de aprovação, perdendo a liberdade no processo. 


E quando ficamos mais velhos, sempre tem aquele momento em que pensamos "se eu pudesse voltar no tempo, eu mudaria isso." Mas consertar o passado apaga os nossos êxitos, e você sempre pode mudar o que vive e os resultados que tem quando muda sua percepção sobre você. 


E, em sua fala, uma das falas mais enigmáticas de toda noite: "tudo aconteceu porque nem tudo foi do jeito que eu quis."





GÉRSON TAMUIA - "Entre torés e índios: aprenda com a dor a não desistir do seu caminho"


Gérson Tamuia é Professor de Psiconeurobiologia da Universidade Federal de Alagoas e
Analista do Comportamento. 


Indígena Caambembe, é fundador do Ouricuri Caiçara, movimento que realiza práticas de matriz indígena com o objetivo de ajudar pessoas a construírem resiliência, autonomia e perseverança. Ele começou sua fala contextualizando que, biologicamente, a dor é um aviso de algo desagradável, então é natural que tenhamos a tendência de evitá-la. Mas em sua vivência, ele aprendeu a lidar com a dor que ensina, a vê-la de uma maneira transformadora. 


Ao criar o Ouricuri Caiçara, Gérson quis oferecer uma experiência única as pessoas como uma maneira de aproximá-las de sua cultura e ancestralidade. Desde da chegada dos portugueses, os indígenas do Nordeste do Brasil praticavam um retiro reflexivo nas matas. Este retiro tinha por objetivo aproximá-los da forma que viveram os seus ancestrais para prepará-los para desafios e enfrentamentos necessários durante os ciclos da vida. 


E ao finalizar sua fala, ele deixou todo mundo pensativo com uma reflexão digna de romper realidades: "Precisamos estabelecer muito bem onde queremos chegar, pois quanto mais conforto queremos, mais peso temos que carregar."




CONSIDERAÇÕES FINAIS 


O evento superou e muito a primeira edição, muito em parte pelos voluntários da edição 2016 que resolveram tocar o projeto e, trazendo sangue novo para a equipe, colocaram o coração em cada detalhe. Os speakers escolhidos fizeram jus ao tema Realidade e trouxeram reflexões atuais e pertinentes. Aqui, aproveito para deixar os devidos agradecimentos a todos os envolvidos, incluindo os apoiadores e patrocinadores. E como fotógrafo, finalizar o post com uma galeria de registros onde explorei a realidade que vivenciei. 





Até o próximo post aqui no #fotopartilha.