Imagem capa - Hand Lettering - Uma Arte Capaz de Tornar Suas Fotos Ainda Mais Lindas por James Dantas Costa
#fotopartilhaMobgrafando

Hand Lettering - Uma Arte Capaz de Tornar Suas Fotos Ainda Mais Lindas

No campo das artes, do design e da tipografia, o lettering se refere a criação de letras desenhadas à mão aplicadas em um objeto ou superfície. A artista Jacqueline, autora do blog Font Fabolous Designs, explica que o Hand lettering se tornou um hobby popular e uma forma de arte, com cada pessoa contribuindo com sua própria voz e estilo. Portanto, há uma grande variedade de estilos de escrita na comunidade. A arte de desenhar letras é muitas vezes confundida com termos semelhantes: caligrafia, tipografia e escrita à mão. Cada estilo de letras tem um propósito que o diferencia do resto.



A Jacqueline inclusive segue uma tendência entre os artistas de hand lettering, disponibilizando wallpapers com suas artes para os usuários decorarem os seus smartphones.
Fonte: Fontabolous Designs / Instagram.



O HAND LETTERING 


A Jacqueline ainda cita que o hand lettering traz estilo artístico e personalidade para o alfabeto. É preciso tempo e prática e não se compara à lista de compras "cheia de garranchos" que você escreveu esta manhã. Em geral, letras de mão descrevem a criatividade do artista em um estilo mais decorativo ou orientado pela personalidade. Todos os estilos são formas modernas de letras que podem ser combinadas para fazer um trabalho de composição. O vídeo abaixo da Envato Tuts+ mostra a diferença entre tipografia e hand lettering - está em inglês mas é curtinho e bem visual, então dá para entender sem problemas ;)





E O LETTERING NA FOTOGRAFIA? 


Como vimos acima, o lettering é a combinação da personalidade do autor aplicado em um estilo único de escrita. A fotografia é a combinação da personalidade do autor aplicado a um estilo único de registrar momentos. Então é natural que um complemente o outro não é mesmo?


No começo deste ano, ao conhecer a Larissa Rodrigues do lalalari.lettering, vi a oportunidade de explorar essa nobre arte agregada a minha fotografia. O resultado foi uma colaboração em 38 posts que nos deixaram bem orgulhosos, e você pode ver alguns deles na galeria abaixo.





UM BATE PAPO COM A ARTISTA 


Quando comecei com o lettering, a ideia era desopilar. Conviver com depressão exige que nos reinventemos a cada dia, buscando alternativas para tornar as coisas mais possíveis, mais leves. As atividades com o lettering deram tão certo que 1 ano e quase 7 mil seguidores depois, eu posso dizer que ela passou de terapia para trabalho que rende dinheiro e paga boletos. Unir o útil ao agradável e fazer o que verdadeiramente se ama: é o sonho de todos não é mesmo?



É inevitável não ser arrastada, contudo, para outros mares quando se fala em arte e em design, e como todo bom náufrago em uma ilha que é a existência humana sabe, temos que confiar na maré pois não sabemos o que ela nos trará. Nesse sentido, fui mergulhando cada vez mais no design, que começou com as letras, e hoje está dentro da máquina, onde tenho realizado diversos serviços de design gráfico, elaborando logos, pensando em identidade visual, dando nome e cara a empresas que estão começando ou se reinventando.



Na gênese de todo esse processo, conheci pessoas maravilhosas que me orientaram, me inspiraram e me acolheram, e assim até hoje o fazem, como é o caso do James Dantas, essa pessoa extraordinária que tive o prazer de conhecer no comecinho do ano. Ele me pediu que fizesse um carimbo personalizado para que utilizasse em suas fotos do @mobgrafando e foi um enorme prazer realizar esse trabalho. Me inspirei em doodle art e no trabalho já desenvolvido com lettering e a cada dia ver o James crescer em suas publicações e empreendimentos é uma satisfação enorme! Seguimos então, eu com as letras e o James com as fotos nesse mundo de possibilidades digitais, incluindo a logo do #fotopartilha, seu novo projeto que com certeza trará ótimos frutos para aqueles que o acompanham.



O hand lettering, ficou popular por trazer frases marcantes num estilo único e agradável ao olhar, e a Larissa Rodrigues domina essa arte muito bem.
Fonte: Lalalari Lettering / Instagram.



CONSIDERAÇÕES FINAIS 


Ver que o mundo é um caldeirão de visões e estilos é interessante pois abre a nossa mente para enxergar novas possibilidades em coisas que já estamos acostumados. Além disso, nos permite enxergar quanta dedicação cada artista coloca em sua arte para tornar o seu trabalho único e especial. 


Unir texto e fotografia pode trazer ótimos resultados para o seu trabalho, criando um valor diferenciado para a sua visão artística. Se você é fotógrafo, o lettering pode te ajudar a contextualizar os motivos que te fazer ser o que é, facilitando a visão de seus clientes sobre o seu trabalho. Se você é amante da fotografia, contratar um fotógrafo que trabalha com o lettering pode encher seus olhos ao receber álbuns e outros mimos personalizados com palavras que simbolizem a sua essência.



E você, gostou de saber mais sobre esta nobre arte? Deixe sua dúvida ou sugestão abaixo que farei questão de responder a todos os comentários. E siga a Larissa no instagram clicando aqui -  depois de hoje você pode precisar dos seus serviços.


Até o próximo post!