Imagem capa - 2 Anos de Mobgrafando - Revelando a Paixão pela Fotografia por James Dantas Costa
#fotopartilhaMobgrafando

2 Anos de Mobgrafando - Revelando a Paixão pela Fotografia

Mais um ano se passou e cá estamos. 08 de janeiro é dia do fotógrafo, e de acordo com o site Calendarr, está oficialmente registrado assim pois está é considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840. No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro.


Além disso, também é aniversário do Mobgrafando! Neste segundo ano de existência, muita coisa aconteceu e caso você só tenha nos conhecido em 2019, vale a pena ver como foi o primeiro ano do projeto no ebook comemorativo do ano 1


via GIPHY


Mas se você caiu de paraquedas por aqui e ainda está meio perdido sobre a Mobgrafia e sua relação com a Fotografia, não se preocupe, pois temos um convidado especial que vai te explicar tudinho. Agora, com vocês, Geovanne "Nacho", o idealizador do "O Hangar", o maior e melhor projeto de estudos de linguagem visual do mundo!


A FOTOGRAFIA MOBILE E O MUNDO


Você pode utilizar a fotografia mobile como um hobby, distração, ou como uma maneira de deixar a rotina um pouco mais lúdica


Ela pode te ajudar a desestressar, a se expressar ou mesmo a estimular a sua criatividade num mundo em que cada vez mais demanda da mesma, porém que dificulta a sua distribuição.





Todos pontos válidos e muito bem-vindos. Porém, o que eu queria explorar hoje aqui com você é que, uma vez iniciado ou iniciada nessa atividade, no caso da fotografia mobile (que aqui vou chamar de fotografia, pois não há diferença), você está mergulhando (sabendo ou não, querendo ou não), num território de expansão territorial da sua comunicação como ser humano


Parece até meio que claro isso, ainda mais se você já se encontra há algum tempo inserido nesse universo, só que como muitas vezes na nossa vida, o óbvio pode ser subestimado. E no caso da fotografia, isso muitas vezes o é. 


Ao nos depararmos com a fotografia ocupando os espaços que mencionei mais cedo, ela pode muito bem existir como uma fuga catártica da nossa realidade diária, nos fazendo utilizá-la como ferramenta de relaxamento.

 

Mais uma vez nada errado com isso. E muito justo até com os tempos atuais. Porém essa pode ser uma grande armadilha ao levarmos em conta o que é necessário para evoluirmos nela como forma de arte e possibilidade de expressão


A fotografia é uma forma de linguagem imagética, que se utiliza da luz como ferramenta narrativa pra imprimir ideias e conceitos. Logo, ela precisa do seu esforço cognitivo para ser aplicada. 





Não dá pra fotografar em modo passivo, digamos assim. Logo, quanto mais perto você estiver dessa zona passiva, menos a sua fotografia conseguirá transmitir o que você quer. 


E é exatamente esse o perigo de relaxar ao fotografar: é preciso estar ativo.

 

Fotografar não se difere de se apresentar tocando um instrumento numa performance super complexa pra um grande público. 


Não se difere de discursar com eloquência e clareza articulando suas ideias de forma sucinta. 


Todas essas são atividades ativas que dependem da sua entrega como executor para que a mensagem seja compreendida do outro lado. 


E é exatamente por isso, que a atenção à linguagem visual é tão importante. Todo símbolo e signo presente na imagem que você cria através da luz, pode representar uma ideia. 


Só depende de você. Depende da sua capacidade e vontade de se expressar através desse meio. Logo, não estar ativo e plenamente consciente do que quer criar e contar com suas imagens, pode ser um grande problema na sua evolução. 


Os seus planos, ângulos, textura, cor, registro de movimento, perspectiva, podem e devem ser utilizados como uma FERRAMENTA pra contar a história que você deseja. 


Pra passar a mensagem que você quer. Logo, entendemos aqui que a fotografia não existe como um fim e sim um meio. Ela é somente um meio, dentre tantos de se comunicar. 


E não existe comunicação passiva. O ato de falar. Você age ao se expressar. E é exatamente por isso que você deve o quanto antes se afastar do registro pelo registro e começar a pensar no que você realmente quer falar. 


E aí sim, pensar como você pode traduzir isso em imagens, se utilizando da técnica fotográfica. 


Você pode traduzir uma música através da luz. Adaptar um romance dentro das suas imagens. Pois elas existem pra isso mesmo. A diferença é que em arte, a comunicação vai ser subjetiva ao invés de objetivamente falada. 


E tudo bem, a graça está justamente aí. Não é sobre ser compreendido e sim sobre uma conversa. Uma conversa que não vai parar só na imagem que você cria e sim em tudo que ela transmite, expande e provoca. 




Então a partir desse texto, entenda que fotografar é uma atividade ativa, em que você pode e deve se utilizar da luz pra comunicar coisas impossíveis pra sua fala. Ou mesmo pra sua escrita. 


Utilize dessa mídia particular, pra falar línguas que só podem existir ali. Empurre os limites dela. 


Estique o elásticos das possibilidades narrativas imagéticas. 


Pense bem antes de escolher um certo plano até o seu objeto ou sujeito de cena. Pense no porquê. 


Pense em como seu ângulo vai afetar a sua história, o que ele diz. Em como a sua cor vai definir a percepção sensorial de quem consumir a sua obra. 


Coloque investimento racional na sua obra e o mesmo vai acontecer com quem vai a consumir


Invista ativamente na sua fotografia como uma ferramenta comunicativa, e as pessoas também vão investir pra compreendê-la. 


Pois mesmo que caia no abstrato, nós conseguimos identificar um esforço de contato, pois somos da mesma espécie.


Logo, se existe uma possibilidade de nos aproximarmos como espécie, deveríamos abraçar essa oportunidade sem perda de tempo. 


E a fotografia pode ser esse meio.



Conheça o trabalho do Geovanne em www.ohangar.org



NOVO ANO, NOVOS DESAFIOS


Depois dessa explicação super completa do Geovanne, já dá pra entender a responsabilidade que temos em mãos né? Como incentivadores da fotografia, o primeiro ano já tinha sido um turbilhão de emoções com conteúdos autênticos e viscerais. Como melhorar isso sem perder a essência? Elevando o nível das produções. Reorganizamos a estrutura de lives e podcasts, trouxemos convidados de peso com ampla bagagem de experiência não apenas na fotografia, mas em áreas como empreendedorismo, marketing e influência. 


Criamos o grupo oficial no Telegram para facilitar o seu acesso a informação, ousamos ir além e deixando o receio de lado, nasceu o canal no youtube, que já conta com 26 vídeos e está sendo a casa das lives em multiplataforma - novidade que implementamos depois de muita quebra de cabeça haha.


Além disso, fizemos parcerias estratégicas, recebemos convites nunca antes imaginados (o @dantas.james ministrou um workshop no Trakto Marketing Show, o maior evento de Marketing, Inovação e Vendas do Nordeste). Isso aumentou a nossa confiança de buscar melhorias para o projeto, no conhecimento, no equipamento, e nas colaborações. 


Sendo assim, que tal ler de quem passou por aqui as suas impressões sobre o projeto? 


DEPOIMENTOS MOBGRAFISTAS


ISABEL MELO



"Eu conheci o mobgrafando desde o comecinho dele. James e eu tínhamos uma paixão em comum pela fotografia a partir de dispositivos móveis e logo quando soube do projeto dele, comecei a acompanhar. Ele também repostava algumas fotos minhas e eu sempre achei muito legal ter uma comunidade que compartilha dos mesmos interesses ali reunidos consumindo aquele tipo de conteúdo.

Fui pega de surpresa quando ele me convidou para participar de uma live. Tinha gente de vários locais do país e eu estava ali, nervosa, mas fui rsrsrs. Falei um pouco sobre a minha experiência com a fotografia até ali.

Admiro muito o trabalho que ele faz, a qualidade do conteúdo e a preocupação em entregar informações com clareza e sem muitas firulas. Acredito muito que o projeto tem potencial para expandir ainda mais pelo Brasil e com certeza tornar-se referência nacional em fotografia mobile."



RENATO PAES



"Tive o prazer de ser convidado para uma live de mobile photography pelo @mobgrafando, interagimos com os seguidores dando dicas e trocando experiências, foi muito interessante. Parabéns a equipe pelos dois anos e por difundir e estimular a arte da fotografia produzida por smartphones. Sucesso!"



LUCAS GOTTARDI



Em 2018, tive a oportunidade de falar um pouco sobre a minha labuta em uma live do mobgrafando! O ano em questão foi um ano crucial pra minha evolução na área e um ano de escolhas muito necessárias. 


Adorei fazer parte do projeto e tenho certeza que muitas pessoas aprendem muito com as dicas que são distribuídas no mobgrafando! As lives têm uma pegada extremamente confortável e ajudam muito os profissionais que estão querendo aprender mais, seja com dicas práticas de fotografia ou ouvindo a experiência de outros fotógrafos. 


Na fotografia, sempre temos mais a aprender e um projeto como o mobgrafando facilita muito a vida de quem está disposto a procurar conhecimento! Parabéns pelos 2 anos e que venham mais e mais!



AUGUSTUS NETO



A experiência de participar do mobgrafando foi simplesmente incrível, o projeto é fascinante e tem como principal objetivo a causa mais nobre de todas, ajudar aos amantes da fotografia a evoluir e a se conectar com outros amantes e profissionais. O ato de compartilhar conhecimento faz com que todo o mercado seja influenciado como um todo.



JAQUELINE ANTUNES E MARIANA FREITAS



Hoje temos a honra de comemorar junto com o mobgrafando seus 2 anos de existência, sobretudo por fazer parte dessa história que está apenas começando a ser traçada. 


A live que fomos convidadas a participar em maio de 2019, com o tema “A fotografia e a Arquitetura”, nos rendeu um ótimo papo, levantou discussões necessárias na mistura deliciosa entre arte, fotografia, arquitetura e restauro, além de levar o encanto da nossa querida Penedo aos mais diversos amantes das artes! 


Mesmo sendo suspeitas para falar, nos atrevemos a dizer com convicção que o mobgrafando vem influenciando de uma forma positiva seus mais de 10 mil seguidores! Viva!



LARA ABREU



Tive a oportunidade de participar de uma das lives do mobgrafando, mostrar um pouco do meu trabalho artístico e, principalmente, fotográfico. 


Foi uma experiência muito boa, nunca havia sido convidada para uma como esta. Os meninos do ig são super simpáticos e nos deixam super a vontade, o que nos permite passar o melhor que temos, produzindo, assim, um ótimo conteúdo para os amantes das artes visuais. 


Na época, eu ainda era uma estudante de ensino médio, hoje já curso artes visuais, na Universidade de Brasília, e posso afirmar que ter esse contato com a página me ajudou muito a decidir com o que eu gostaria de seguir como estudante e profissional. Muito obrigada pela oportunidade, James e Thiago, desejo tudo de melhor para vocês e para o Mobgrafando, neste 2020. Um abraço! ✨



THAY RODRIGUES / FUNNY CAMERA STORE



Oie Galera do Mobgrafando!


Em 2019 tive a alegria de participar de uma live e trocar ideia sobre assunto que mais amo que é fotografia, criatividade e funny camera store. De princípio fiquei um tanto nervosa, confesso, mas o James é um ótimo entrevistador e levou a live pra um nível de bate papo super divertido e descontraído.


Isso é o mais legal do Mobgrafando, pois trazem informações sobre o mundo da fotografia e ainda conheça melhor os fotógrafos que a gente admira! Parabéns pelos dois anos 💕💕💕💕💕💕



CAROLINE LINS



Participar do mobgrafando foi uma das experiências mais agradáveis e maravilhosas que tive durante minha carreira. Eu acredito muito que compartilhar conhecimento é um dos meios mais poderosos de crescermos juntos como comunidade, e o mobgrafando faz isso de maneira excelente.


James é uma pessoa bastante empenhada e eu vejo o quanto ele se doa pra esse projeto, e mais que isso, o quanto isso agrega na vida das pessoas e faz elas terem uma visão diferente sobre a fotografia em si. E é incrível.  Foi uma honra pra mim participar de um projeto que trás tantas pessoas importantes e leva informações e pautas relevantes sobre o mundo fotográfico pra mídia, com qualidade. Juntos somos mais fortes, e o mobgrafando tá aí pra mostrar a importância disso. Eu sou apaixonada por essa página, por esse projeto, e eu espero que ele cresça cada vez mais! ❤



YURI FRANCO



Sobre a página, acho muito bacana dar voz (no caso, imagem) para as pessoas que fotografam com celular e que não são, necessariamente, fotógrafos! Acho que incentivar o olhar das pessoas é dar a elas um incentivo de poder enxergar o mundo de uma maneira diferente, acho isso nobre!


A live foi muito bacana! Pudemos interagir e responder as pessoas que participaram ao vivo, mas também pudemos tratar e discutir vários outros temas relacionados ao marketing. Espero ter colaborado com o conteúdo do canal e principalmente com as pessoas que ali estavam dispostas a troca de experiencias!



E AGORA, COM VOCÊS, O PRESENTE DESTE ANO



O título do ebook não poderia ser mais adequado. Neste 2º ano de existência desbravamos novos horizontes e chegamos onde era impensável.  Neste conteúdo você vai conhecer todos os destaques de 2019, ver a nossa nova identidade visual criada pela Marília Silva (@rabiscando.sonhos), e saber o que esperar do futuro da página. Vamos nessa?


Clique aqui e faça o download do ebook "MOBGRAFANDO: 2 ANOS DESBRAVANDO HORIZONTES"


Boa leitura e até o próximo post aqui no #fotopartilha.