Imagem capa - 4 Fotos - Uma História de Conquista e Persistência com a ASUS Fanáticos por James Dantas Costa
#fotopartilhaMobgrafando

4 Fotos - Uma História de Conquista e Persistência com a ASUS Fanáticos

Sabe aquelas histórias que todo mundo gosta de contar pois marcaram sua vida de uma forma legal? Então, essa é uma delas, e para entendê-la, precisamos voltar um pouco no tempo...


via GIPHY


O ano é 2014, tinha acabado de comprar meu primeiro smartphone e tudo era novidade. Lembrando que eu usava Windows Phone, a maioria dos apps era gambiarra e para o usar o Instagram - que não tinha app oficial na época - os usuários do sistema tinham que recorrer ao 6tag. E acredite, isso não era ruim, pois o app chegava a ter recursos que o próprio oficial não tinha, como repost nativo.


Começando a pegar gosto pela fotografia, comecei a procurar os canais oficiais da Nokia e na época descobri o Lumia Voices, que era uma comunidade incrível destinada a dar espaço para aqueles que criavam conteúdo com os smartphones da linha Lumia. A partir daí, foi interação constante, ótimas referências nacionais e internacionais para se inspirar e um desejo ardente de me ver naquele espaço, tendo destaque no Lumia Voices Takeover. 


ATÉ QUE O GRANDE DIA CHEGOU


No Lumia Voices Takeover, usuários da comunidade eram convidados pelos moderadores a assumir o perfil oficial da Nokia e ter um fim de semana dedicado a postar conteúdos que mostrassem o seu trabalho. Eu resolvi acelerar o processo mandando um email para eles com uma proposta do que poderia fazer. Então anexei algumas fotos, mostrei os locais de Penedo que gostava de fotografar e aguardei... E não é que eles toparam?




E foi assim que consegui um dos momentos mais memoráveis de minha carreira. Infelizmente a Lumia Voices não existe mais, mas abaixo você pode conferir as fotos que postei durante aquele fim de semana de dezembro de 2015 e que colocaram Penedo nos holofotes internacionais através de minhas lentes xD Na época, eu usava um Lumia 730.




BELEZA, E ONDE A ASUS ENTRA NISSO?


Hora de avançar um pouco no tempo...


via GIPHY


A Nokia foi comprada pela Microsoft, A Microsoft matou a linha Lumia e tudo relacionado a ela, então era hora de dizer ao Windows 10 Mobile e procurar um novo aparelho que pudesse atender as minhas necessidades. Como câmera e custo benefício são pré-requisitos fundamentais na minha escolha, foi aí que pesquisando encontrei o Zenfone 3. Foi amor à primeira vista e depois dele, eu descobri a Asus Fanáticos e uma nova comunidade para chamar de lar.


A Asus Fanáticos é o blog oficial da ASUS Brasil, "dedicado aos fãs da marca e a todos aqueles que gostam de tecnologia e inovação. Lá são publicadas notícias, dicas, análises e vídeos sobre os produtos da companhia que tem comprometimento com a inovação, com a estética e compartilha da mesma paixão que nós por tecnologia. Isso resulta em qualidade na oferta de soluções que inspiram os consumidores a alcançarem níveis mais altos de produtividade e diversão."



JOSÉ HÜNTEMANN e GABRIEL QUINQUETO são as feras que comandam o blog.


No Instagram, a Asus Fanáticos interage com a comunidade através da hashtag #minhafotocomzenfone, selecionando belas imagens e repostando em seu perfil, o que dá visibilidade para os aspirantes da mobgrafia, produtores de conteúdo e fotógrafos profissionais que extravasam sua criatividade através dos smartphones da marca.  


Apesar de ter a experiência com a comunidade dos Lumias, não foi fácil ser notado pelo pessoal da Asus Fanáticos. Isso aconteceu depois de um ano de tentativas, quando até já tinha feito o upgrade do Zenfone 3 para o Zenfone 4. Mas depois de emplacar a primeira, veio uma sequência bacana de reposts que me fez acreditar mais no meu trabalho. Sem mais delongas, vamos as obras ;)


MAIO DE 2018



"O amanhecer é mágico, pois o sol rompe toda a escuridão e espalha os seus calorosos raios em toda possível direção." - Texto autoral


Eu tenho um orgulho danado dessa foto pois ela não apenas me abriu as portas para entrar de vez na comunidade Asus Fanáticos, mas pela simbologia que ela possui. A foto foi criada em abril, e nessa época o sedentarismo não tinha me vencido, então eu acordava as 4h da manhã para caminhar pela cidade. Eu sempre gostei do fato de sair para caminhar com tudo escuro e em silêncio e a medida que avançava no caminho, via os raios de sol trazendo luz e calor para ao retornar, ver o mesmo caminho tomado de pessoas e cheio de vida. O despertar que o amanhecer traz é magnífico de se admirar.


JULHO DE 2018



"O amor é como uma sombra: possui as mais variadas formas, cresce bastante, as vezes murcha, é capaz de intimidar ou encantar. Porém, o mais importante, é que enquanto houver luz ele existe." - Texto autoral


Postada em julho, essa foto foi criada numa data bem sugestiva: 12 de junho, dia dos namorados. Nunca tinha fotografado casal, então dei de presente esse ensaio para a Anny Medeiros e a Dandara Farias, que toparam a loucura de sair de casa as 5h da matina num dia de chuva e frio.  Com o sol nascendo no horizonte e elas posicionadas em um lugar alto, fazer o contraluz foi uma decisão acertada, pois o momento singelo registrado não precisa de distrações. Consegue se imaginar nessa situação? 


SETEMBRO DE 2018



"A simetria de um lugar que resiste ao tempo." - Texto autoral


Olhando para estas imagens agora eu tenho certeza que preciso voltar a fazer caminhada, pois essa foi mais uma feita logo cedinho na cidade. Era julho deste ano, choveu de madrugada e as ruas ficaram cheias de poças, o que é perfeito para um amante dos reflexos feito eu. Junto da minha amiga Alice Bezerra eu tinha uma missão,  que era fazê-la se sentir a vontade na frente das câmeras. Pode-se dizer que essa foi uma estreia em grande estilo pois essa é a minha foto mais curtida repostada pela Asus Fanáticos e a minha melhor foto no Instagram até hoje. 


TAMBÉM EM SETEMBRO DE 2018



"Do que adianta ser polarizado, se na real tá todo mundo do mesmo lado?" - Texto autoral


Para finalizar, uma foto criada em agosto que deu gosto de fazer. Esse reflexo é o tampo de vidro de uma mesa, então imagina que agradável ver o fim de tarde relaxando num restaurante e ser brindado com essa paisagem? Por isso que quando digo que Penedo tem o pôr-do-sol mais lindo do mundo eu não brinco.  Eu me sinto abençoado por morar em um lugar que me proporcionar tantos momentos únicos para registrar, e me sinto honrado em ter esses registros sendo admirados por você <3


Quer saber mais sobre como essa estratégia de valorizar a criação de conteúdo por parte da comunidade é benéfica para usuários e empresas? Ouça o episódio abaixo do Mobcast e tire suas dúvidas nos comentários.



Até o próximo post aqui no #fotopartilha.