Imagem capa - 6 Coisas Não Muito Legais que as Pessoas Dizem Para Fotógrafos  por James Dantas Costa
#fotopartilha

6 Coisas Não Muito Legais que as Pessoas Dizem Para Fotógrafos

Para muitos, a fotografia parece ser uma profissão fácil. "O que é tão difícil em tirar algumas fotos?" Com certeza você já deve ter ouvido essa pergunta, ou até feito ela em algum momento da vida. 


Os fotógrafos costumam fotografar algo de uma forma que a maioria das pessoas normalmente não veria. Por exemplo, sempre que estamos andando por um caminho, geralmente estamos olhando para as flores que passamos. Mas você já parou para imaginar como seriam essas flores da perspectiva de uma formiga? Este é apenas um pequeno exemplo da criatividade que vem de um fotógrafo criativo.


No entanto, os fotógrafos geralmente tem um grande senso de humor. Afinal, são eles que captam o sorriso perfeito, a reação espontânea a piadas e o momento decisivo em ocasiões que todo mundo está concentrado em outras coisas. Por isso, a lista com os 6 motivos terá um tom mais engraçado, mas saiba que nem todas as vezes os fotógrafos irão achar graça se você disser algo do tipo.



Lembre-se, o fotógrafo é um profissional que tem seu estilo próprio de trabalhar. Sempre alinhe esse estilo com o que você deseja de resultado para as suas fotografias. Foto por Kamylla Feitosa.




"Meu amigo pode fotografar o casamento"

Sim, seu amigo definitivamente pode tirar fotos no casamento. Mas, seu amigo também pode consertar a transmissão no seu carro? Assim como você quer um profissional consertando seu carro, você vai querer um fotógrafo profissional se realmente quiser capturar os momentos inestimáveis do casamento. 


O que eu poderia dizer ao invés disso: Pode nos contar qual a sua visão para as nossas fotos?


Imagem: iStock via Mamamia.





"Foto legal! Deve ser Photoshopada"

Nem sempre. Um fotógrafo treinado sabe que obter uma ótima imagem "na câmera" é a melhor maneira de obter ótimos resultados. Grandes fotógrafos podem capturar essa ótima imagem antes mesmo de chegarem ao computador. 


Além disso, nem todos os fotógrafos usam a manipulação de imagem em seu fluxo de trabalho, Isto depende muito do estilo do fotógrafo e o que ele propõe entregar ao cliente. Inclusive, existem mais ferramentas de edição do que apenas o Photoshop. A grande maioria dos profissionais é fã do Adobe Lightroom.


O que eu poderia dizer ao invés disso: Foto legal! Como você costuma editar o seu trabalho?


Imagem: All Above the Sky by Erik Johansson.





"Você deve ter uma excelente câmera"

Esta é uma das frases mais usadas pelas pessoas ao verem uma foto que acham sensacional. Temos que lembrar que, apesar de um bom equipamento ajudar, se o fotógrafo não souber o que fazer com ele de nada adianta. O fator humano continua sendo o mais importante, pois é a pessoa por trás da câmera que dita como vai ser feito o clique.


Isso lembra desta famosa citação de Sam Haskins:
“Um fotógrafo foi a uma festa em Nova York. Quando ele entrou pela porta da frente, o anfitrião disse: 'Eu amo suas fotos - elas são maravilhosas; você deve ter uma câmera fantástica'.
Ele não disse nada até o jantar terminar, então quando terminou, ele disse ao anfitrião:
'Aquele foi um jantar maravilhoso; você deve ter um ótimo fogão.'”


O que eu poderia dizer ao invés disso: Você deve ter estudado bastante para chegar nesse nível.


Imagem: What Digital Camera.





"Eu tenho uma ideia para uma foto"

Vamos ser justos aqui, ideias para fotos são sempre bem-vindas, e todo o fotógrafo ao se reunir com o cliente discute o que ele gosta, o que ele deseja e é honesto sobre a viabilidade da execução e se isso se alinha com a metodologia de trabalho dele. O que não pode é você querer imprimir no fotógrafo algo que ele não faz, como por exemplo querer que ele copie todas as poses que você achou no pinterest ou que ele faça um trabalho igual ao de outro profissional. 


O que eu poderia dizer ao invés disso: Tenho uma visão para as fotos e gostaria de saber a sua opinião profissional sobre ela.


Imagem: Shutterstock via DC Magazine.





- "Eu conheço alguém que pode fazer isso mais barato"

Claro que você conhece! Todos nós temos esse amigo de um amigo, certo? Ouça, se você conhece um fotógrafo mais barato, então ótimo. Só não use isso como uma manobra de barganha quando estiver conversando com um fotógrafo profissional. No final do dia, você recebe o que você paga.


Lembre-se: você não está contratando alguém que vai te entregar fotos, você está contratando alguém que se preparou para entregar a você os melhores registros dos seus momentos mais importantes.


O que eu poderia dizer ao invés disso: Qual é o seu diferencial em relação ao que existe no mercado?


Imagem: DigitalRev via Digital Trends.





"Eu posso tirar fotos melhores do que você se eu fizer isso regularmente"

Neste caso, quem ou o que está te segurando? Se você realmente acredita que pode fazer melhor do que o fotógrafo, então pegue sua câmera e vá até lá! A única pessoa que entra no seu caminho é você mesmo. Se você realmente pode fotografar melhor que um profissional, então você deveria estar realmente fazendo isso e até oferecer seus serviços no mercado, que tal?!


O que eu poderia dizer ao invés disso: Quem sabe não me torno seu colega de profissão no futuro. Amo fotografia e gostaria de aprender mais sobre. O que você me indica para começar?


Imagem: Nicholas Grundy.


Gostaram de ter essa visão sobre as coisas ditas aos fotógrafos? O texto foi traduzido e adaptado do post escrito pelo Mitch Schneider no JPEGmini.


EDIT: Que tal ouvir mais sobre o tema na visão de fotógrafos brasileiros?  Então ouça o episódio fresquinho do Mobcast que gravei baseado no relato da Marcela Veloso do perfil @domeuiphone lá no Mobgrafando



Até o próximo post aqui no #fotopartilha.