Imagem capa - A Importância do Vídeo ao Contar Histórias por James Dantas Costa

A Importância do Vídeo ao Contar Histórias

Se com a fotografia você congela momentos, com o vídeo você dá vida a eles. O vídeo serve com um auxílio importante para contar uma história, e quando alinhado a um momento especial, eterniza algo que será visto e revisto por várias gerações.


STORYTELLING: A FERRAMENTA QUE AJUDA A CONTAR HISTÓRIAS


De acordo com a Endeavor, a definição que se costuma dar é que storytelling é a prática de se contar uma boa história. E este “boa”, na imensa maioria das vezes, quer dizer relevante.  Uma narrativa bem articulada, com começo, desenvolvimento e final específicos, e que de alguma forma capture o público – seja por meio do drama, da tragédia, da comédia ou da ação, não importa.


O site significados.com.br vai mais a fundo e cita que é difícil indicar uma data precisa da criação do storytelling, mas é sabido que tem milhares de anos, já que contar histórias sempre foi uma característica do ser humano, mesmo antes de existir a linguagem escrita. O ser humano estabelece ligações interpessoais através do ato de contar histórias. Atualmente, o storytelling está presente em várias áreas de expressão, como o cinema, televisão, literatura, teatro e até mesmo videogames.


E ONDE O VÍDEO ENTRA NESSA HISTÓRIA?


A Bannet destaca que o vídeo envolve o telespectador por meio dos dois principais sentidos de captação, seja por meio de locução, efeitos sonoros e músicas – trabalhando o sentido da audição – ou por meio de efeitos gráficos bem produzidos, textos dinâmicos ou personagens animados – chamando atenção por meio da visão. Uma pesquisa realizada pelo Google relata um fator ainda mais interessante: 75% dos usuários do YouTube que gostam de um determinado vídeo, o recomendam para outras pessoas.


Com isso, o vídeo se transforma em uma ferramenta poderosa para expandir a narrativa. O exemplo mais comum é no casamento, onde além das fotos dos ensaios dos noivos e da cerimônia e festa, as os vídeos são requisitados para servir de resumo da obra, mostrar coisas não captadas pelas fotografias e até servir como um filme literal da jornada do casal.


No vídeo abaixo, criado pelo Machado Junior no dia do ensaio da Suzane Araujo, podemos ver um exemplo disso. Se você ainda não viu o trabalho, recomendo que clique no link abaixo, veja como foi concebido o ensaio e depois volte para assistir o vídeo. A sua percepção será bem diferente com o complemento sugerido :D


Clique aqui para ver A Naturalidade de Suzane Araújo




COM A PALAVRA, O ARTISTA


Quando fui convidado pelo James para participar do ensaio fiquei bastante entusiasmado com a proposta de acompanhar e produzir junto. James sempre atencioso com a modelo, seguia a direção do ensaio o tempo todo, e eu, ajudando em alguns momentos em uns detalhes. Logo no começo, fiquei observando o desenrolar das coisas, porém, sempre com a câmera na mão e capturando muitas imagens.

Por o ensaio ser fotográfico, a princípio, eu me atentava aos detalhes entre um clique e outro da equipe, entre reações ao acertarem o foco, no sorriso em ver uma foto excelente antes do pós-produção.

O ensaio foi evoluindo, e eu acompanhando sempre. Mas, em um momento, todos os fotógrafos pararam para os ajustes nas câmeras. Eu, de prontidão, captei o sorriso da modelo, captei seu olhar intenso, captei a luz que o sol nos disponibilizava de graça. E, entre esses momentos, ela veio e interagiu comigo, um sinal claro de conforto comigo e com a equipe. Foi sensacional tê-la interagindo com minha câmera.

Ao final, só restou sorriso de satisfação e sensação que, aquelas imagens, iam contar uma história muito marcante.

O vídeo é a captura constante, de vários momentos e reações. Assim, o papel do videomaker é. Eternidade de olhares, sorrisos, movimentos e emoções. Assim, todo o tempo que levamos para produzir material é recompensado. Costumo dizer que, o vídeo eterniza um estado de espírito e leva, com impacto positivo e profundo, a sensação de eternidade, que nunca esses momentos se acabarão.

Por fim, é sensacional sentir e vivenciar isso tudo.



Falando sério, depois de ver um material assim, dá vontade de ter um vídeo desse nos nossos melhores momentos né? Conta nos comentários o que achou do post, vou adorar saber sua visão sobre a importância dos vídeos ;)

Até o próximo post aqui no #fotopartilha.