Imagem capa - Ser Fotogênico é Para Todos? A Visão do Público Sobre o Tema [EBOOK] por James Dantas Costa
#fotopartilhaMobgrafando

Ser Fotogênico é Para Todos? A Visão do Público Sobre o Tema [EBOOK]

Já dizia William Shakespeare: "Ser ou não ser, eis a questão". Quando se trata de fotogenia, a opinião popular é quase unânime: ser fotogênico é algo que poucas pessoas conseguem ser. Uma rápida pesquisa no Google mostra como as pessoas tentam ficar mais amigas das câmeras, como você pode ver no print abaixo.



Sair bem nas fotos hoje é uma preocupação bem válida, afinal, com o advento das redes sociais todos querem aparecer da melhor maneira possível. Seja no cotidiano, no trabalho, viajando, fazendo atividades que se gosta, as pessoas querem ser vistas de maneira impactante e positiva. E essas mesmas redes sociais mostram algo que parece inalcançável: influenciadores com fotos perfeitas, sempre belos e radiantes, como se bastasse respirar e a foto perfeita está pronta, sem esforço nenhum. Mas vamos ver que a coisa não é bem assim.


via GIPHY


DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DA FOTOGENIA


A ideia que originou a criação do material que você terá acesso é resultado de vivência prática + curiosidade. Como fotógrafo, sempre tenho clientes que ao contratarem os serviços se preocupam logo em avisar "olha, não sei fazer pose", "não saio bem de perfil", "não gosto muito do meu visual", e por aí vai... 


Pensando nisso, através de uma enquete no twitter e contando com a ajuda de 5 especialistas, o ebook Fotogenia: Criando Paixão Através da Fotografia foi concebido para ajudar você enxergar essa questão de uma maneira diferente. Inclusive, permita-me mostrar o time de feras que me ajudou a trazer este conteúdo para você :D


THIAGO MELLO (@arteregistrada)


Thiago é carioca, de Campos dos Goytacazes, e começou sua vida na arte através da pintura. Com o passar do tempo, encontrou na fotografia uma maneira de externar a arte que habitava seus pensamentos e usou o smartphone como ferramenta durante 1 ano, desenvolvendo o seu trabalho com ensaios sensuais. Hoje, é fotógrafo profissional e moderador do Mobgrafando, o nosso projeto que inspira entusiastas da fotografia mobile através de destaques e incentivo constante a apreciarem a arte com novos olhos.


GEOVANNE "NACHO" (@o__hangar)


Geovanne é de Florianópolis e sua história com a arte não é nada recente. Apaixonado por linguagem visual, desenvolveu seu trabalho autoral como fotógrafo passando de imagens estáticas dos imponentes prédios de sua amada arquitetura para a velocidade das pistas e dos velozes carros esportivos, sua segunda paixão. Tendo como sua musa a Diretora, como ele carinhosamente chama sua parceira, atualmente é empresário e idealizador de um dos mais ousados projetos educacionais sobre linguagem visual do país, O Hangar, estimulando os seus alunos a alcançar novos vôos buscando o seu propósito na criação de um estilo próprio singular.


FABIO KENJI WATANABE (@fkw.photo)


Fabio é de São Paulo e começou na fotografia desde muito criança mexendo nos equipamentos de seu pai. É engenheiro civil por formação, trabalhou em multinacionais durante quase 10 anos e sempre levou a fotografia como um hobby, com um "vício" incessável por equipamentos (câmeras e lentes). E com isso resolveu transformar aquilo que era passatempo em profissão. Ele é especialista em retratos femininos e também ministra cursos de edição e workshops completos de fotografia para iniciantes.


DALVA CAROLINE LINS (@carolinelinsph)


Dalva para os amigos, Caroline para o público que a conhece através das redes sociais. Ela é de Manaus e respira fotografia em todos os minutos de sua vida. Começando em 2015 com um celular, tomou gosto pela arte e começou a se dedicar para transformar a paixão em profissão. Ela explodiu no twitter através de conteúdos ricos com dicas e bastidores de seus ensaios, ensina constantemente a fazer autorretratos de tirar o fôlego, foi convidada para exposições, encabeçou projetos locais de fomento a atividade fotográfica e recentemente teve destaque no programa Encontro com Fátima Bernardes, onde seu trabalho foi mostrado como exemplo do que é possível fazer com criatividade e disposição para realizar.


CATHARINA ALÉXIA (@naofoicatharina)


Catharina é de Salvador e enfermeira em formação. Mas ela é mais que isso, é artista plástica e modelo, então  está constantemente lidando com os efeitos da arte em seu meio, desde a criação de conceitos, a colaboração com outros artistas e a execução dos projetos. Como modelo, já posou para fotógrafos dos mais variados estilos, se vendo como uma camaleoa que se adapta constantemente ao meio onde está inserida. Além de ser super bem humorada, o que traz um tom leve e divertido quando se comunica - coisa que você vai perceber quando ler o ebook.


FEITAS AS APRESENTAÇÕES, HORA DA DIVERSÃO


Este ebook foi criado com todo o carinho para que você possa enxergar a fotogenia com outros olhos. Aqui não apresentamos certo ou errado, mas sim visões complementares que mostram que a questão é mais interessante do que se imagina. Você vai aprender com pessoas que encaram a fotogenia das mais diferentes formas, inclusive com abordagens trazidas de matéria veiculada em site jornalístico - "Olhar, fotogenia e sociedade do espetáculo" de Andressa Monteiro - e dados de um estudo acadêmico sobre o tema - "As Múltiplas Faces da Fotogenia" de Darci Raquel Fonseca.


Sem mais delongas, clique aqui para fazer o download do ebook "FOTOGENIA: CRIANDO PAIXÃO PELA FOTOGRAFIA"




Boa leitura e até o próximo post aqui no #fotopartilha.