Imagem capa - Fotografia Automotiva no 2º Encontro de Carros Antigos do Baixo São Francisco por James Dantas Costa
Saída Fotográfica#fotopartilhaMobgrafando

Fotografia Automotiva no 2º Encontro de Carros Antigos do Baixo São Francisco

AVISO: Este artigo contém fotos que podem acelerar o coração dos mais apaixonados por carros e velocidade, incluindo link para download no final do posts com todas as fotos do evento. Aprecie por sua conta e risco xD


Atire a primeira pedra se você nunca teve um carro que te fez suspirar em alguma fase da vida. Seja o carro dos seus pais que fez parte de toda a sua infância, aquele esportivo que você sempre se imaginou tendo na adolescência ou aquele que apareceu como o melhor em todas as análises de especialistas e você está visando adquirir no momento, o brasileiro parece já nascer com a paixão por automóveis em suas veias. 


Fábio de Cristo, professor de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e administrador do Portal de Psicologia no Trânsito. afirma em matéria escrita por João Paulo Vicente para o site VICE que "No Brasil, tende-se a valorizar os veículos como um símbolo social, de poder. Dessa maneira, o carro fica revestido de um valor simbólico para além do material".


via GIPHY


Um exemplo clássico é o Herbie! De acordo com a nossa querida Wikipedia, Herbie é um Volkswagen Fusca 1963, de cor branco pérola (código VW L87), dotado de vida própria, com uma incrível inteligência, carisma e personalidade. É um Fusca desprezado que vai parar nas mãos de Jim Douglas, um piloto de corridas fracassado que, graças a Herbie, ganha confiança e começa vencer várias corridas. Ele apareceu em seis filmes produzidos pelos Estúdios Disney e deve ter sido o primeiro "crush" de carros antigos de muita gente. 


UMA ESPÉCIE AMEAÇADA


Em 2011 quando a Turn 10 Studios e a Microsoft lançaram o game Forza 4 para Xbox One, convidaram o lendário Jeremy Clarkson, apresentador do programa britânico Top Gear da BBC para ser o narrador deste universo virtual de velocidade.  Com isso, eles lançaram uma campanha intitulada "Endangered Species", ou "Espécie Ameaçada" no nosso bom e velho português. A qual espécie eles se referem? Veja por si mesmo no vídeo abaixo:



INTERAÇÕES REAIS


Além dos games e das redes sociais, uma boa maneira de interagir com outros amantes do automobilismo é através de clubes.  O site Webclassicos destaca os Clubes de Carros Antigos como uma excelente opção. "Com toda certeza, uma das coisas mais legais dos clubes de carros antigos é conhecer pessoas com interesses semelhantes. Além de novas amizades, você faz contatos importantes. Nesses contatos, se obtém informações sobre quem quer comprar ou vender veículos, peças e itens de coleção. Nada disso é fácil de encontrar e os clubes facilitam muito a vida dos colecionadores."


Em Alagoas, temos o CAAAL - Clube de Automóvel Antigo de Alagoas, que em parceria com a prefeitura municipal promoveu o 2º Encontro de Carros Clássicos e Antigos do Baixo São Francisco, trazendo antigomobilistas de todo o Brasil para a histórica cidade dos sobrados. 


Bruno Albuquerque, presidente do clube conta que o CAAAL foi fundado em 2013, apesar de seus membros já se reunirem informalmente a mais tempo. Em 2014 se filiou à FBVA- Federação Brasileira de Veículos Antigos, credenciando-se á realizar vistoria para placa preta.


Atualmente o clube tem aproximadamente 40 associados, e um acervo de aproximadamente 100 veículos.
Sua principal atividade é reunir pessoas de cultuam a paixão pelos antigos, e o clube é uma instituição privada sem fins lucrativos, possuindo cunho cultural, social e educacional.






O EVENTO


O evento foi organizado e dividido em duas etapas: a exposição e as atrações musicais. A exposição foi marcada para começar as 09h e, como um bom curioso, resolvi chegar mais cedo para poder ver os bastidores deste encontro e pegar detalhes que passariam desapercebidos. 


Então a minha jornada começou antes mesmo de chegar ao local do evento, o estacionamento da Prainha Nova. Dentro do ônibus, um vulto vermelho me chamou a atenção e quando olhei rapidamente, lá estava a primeira joia do dia. Desci dois pontos antes do previsto, saquei a câmera e fiz os registros que me deram certeza que este seria um dia incrível



Começar o dia com um Karmann Ghia é ou não é um belo começo?


Estacionado próximo ao icônico Hotel São Francisco, uma jóia fruto da colaboração entre 3 empresas. O Karmann Ghia é um automóvel esportivo produzido pela Volkswagen, projetado pela empresa italiana Carrozzeria Ghia, e construído pela empresa alemã Karmann. O modelo conversível foi lançado no Brasil em 1967 e atualmente é um dos modelos brasileiros mais raros e valorizados. Foram produzidas apenas 177 unidades. Então já dá pra imaginar a emoção de estar perto de um desses...


Chegando ao local do evento, todos os presentes estavam posicionados na expectativa das grandes atrações. Alguns motoristas já manobravam seus carros no estacionamento, buscando o seu respectivo lugar para a chegada do público.



O acesso ao estacionamento, o portal por onde as lendas de várias épocas chegavam para repousar em seus lugares de destaque. Foi bonito ver o esforço inicial de todos para deixar tudo perfeito.


Além disso, o pessoal da Safety Car Lava Rápido estava a postos para deixar as máquinas limpas e brilhando, coisa que fizeram com maestria. A primeira estrela a participar deste tratamento vip foi um Fiat Coupé, um carro que pra mim trás uma nostalgia tremenda. 



Eu descobri o Fiat Coupé no game Gran Turismo 2, para Playstation. Depois de tantos anos ver um ao vivo me trouxe boas recordações das horas de jogatina e da surpresa de descobri que a Fiat não fazia apenas Uno Mille.


O Fiat Coupé teve o seu interior desenhado pelo Carrozzeria Pininfarinauma das mais conceituadas empresas de design e engenharia do mundo. Tinha de 133 a 223cv. Uma versão muito famosa do Fiat Coupé foi o Coupé Turbo Plus. Foi importado para o Brasil entre 1995 e 1996, em versão única com motor 2.0 16V, produzindo 141 cv.


A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES


O bom de participar de um evento de carros antigos é que a cada máquina que chega, mais particularidades da história você conhece. Não apenas da história de cada carro, mas também da indústria automobilística e da própria vida de cada dono. E para fotografar tudo isso, confesso que a vontade era registrar cada centímetro de tudo o que estava ali. 



Neste mosaico, temos uma amostra da riquíssima história que se pode presenciar em um 
encontro de carros antigos.


Nacionais, importados, clássicos, raridades. O que você puder e não puder imaginar deu para encontrar neste evento. Abaixo farei um tour com você do que deu para ver por lá e já te digo: é de encher os olhos!


ANTIGOMOBILISMO - OS DONOS E SEUS CARROS


Vinicius Tarouco no site Autostart define os antigomobilistas como "pessoas que possuem um carinho especial por determinado carro\marca, onde manter o veículo com suas peças originais é mais importante, para preservar aquele automóvel que um dia fez parte da história impactando uma determinada sociedade em uma determinada época."


Complementando, Renato Duarte Plantier em artigo escrito para o site Cultura Mix cita que "De acordo com o mundo do antigomobilismo os carros antigos jamais saem da moda, ao contrário, sempre representam a febre dos maníacos. De acordo com estimativas nacionais no Brasil há quase dez mil pessoas que participam de forma oficial de grupos formados no sentido de rememorar unidades automotivas antigas em Feiras de Amostras nas quais podem acontecem negociações financeiras entre os proprietários."



Fica evidente o carinho dos donos em cada interação com seus carros. Mais que conservar a história do automobilismo, eles alimentam histórias de vida junto de cada máquina.


Inclusive é interessante notar que além de ficar perto de seus carros durante boa parte do tempo, alguns motoristas usam de artifícios sutis para pedir as pessoas que não encostem nos carros. Pode parecer exagero, mas de acordo com o Diário de Motorista, "por causa da tecnologia e qualidade dos materiais usados há anos atrás, os carros antigos contam com metais, pinturas e borrachas um pouco mais frágeis." Portanto, se quiser garantir aquela foto com um carro durante uma exposição, se aproxime dentro do limite estabelecido. 




Além disso, outra paixão acaba se unindo aos carros antigos em eventos como esse: As miniaturas! O pessoal da G3 Miniaturas fez a festa de quem quis garantir uma lembrancinha pra levar pra casa e inclusive, me garantiu um belo fusquinha para decorar minha sala. 



Desde os Fuscas até miniaturas dos carros da série de filmes "Velozes e Furiosos", tinha miniatura nas mais variadas escalas. Um ótimo item para presentear alguém especial, ou até a si mesmo.



FALANDO EM FOTOS: COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA MATHEUS RIQUETTO



Assim que cheguei no evento e vi os primeiros carros, lembrei do Matheus Riquetto e seu trabalho incrível.  Ele é paulista, apaixonado por velocidade, dono de um belo Eclipse GS-T 1995 e fotografa carros e motos em eventos e ensaios particulares. Sendo assim, pedi para que ele trouxesse algumas dicas para quem quer fazer os melhores registros nas exposições e encontros de carros. Vamos a elas?


Cuidados ao fotografar em eventos:

Devemos levar em consideração muitos fatores importantes ao fotografar um carro. Desde objetos ao fundo da foto que podem roubar a atenção, até a pessoas no reflexo da pintura. 


Se possível, procure um fundo neutro, quanto menos informações na foto, mais atenção o objeto principal (que no caso é o carro) vai ter.


Grandes eventos significam muitas pessoas! Cuidado com pessoas encostadas nos carros, crianças caindo ao fundo, pessoas com caretas espontâneas e até mesmo com o dedo no nariz, acreditem, eu já vi de tudo. Porém, se você tem conhecimento em photoshop, isso não será um grande problema, basta colocar seus conhecimentos em prática.


Ângulos:

Alguns ângulos que não tem como errar: Lente na altura dos faróis, simetria, foco nas rodas etc. O melhor jeito de saber se as pessoas vão gostar da sua foto nas redes sociais: Tire ela pensando se você usaria essa foto de wallpaper no celular, se a resposta for sim, você acertou o ângulo.



Não importa o dispositivo usado, o que importa é o quanto você está disposto a tentar o máximo de ângulos possível. Das suas várias tentativas, com certeza sairá um registro de tirar o fôlego.


Fotografia com celular:

Os celulares de hoje em dia possuem ótimas câmeras, então por que não usar? Saia do método tradicional de foto com celular, onde você fica parado, traz o celular na linha do olho e o aponta para o carro! Procure novos ângulos, abaixe, sente no chão e até deite se necessário! No começo você ficará incomodado com as pessoas te olhando como se você fosse um extraterreste mas com o tempo você se acostuma, o importante é fazer aquela foto incrível que ninguém acredita que foi com o celular. 


Ao contrário de fotos tiradas com câmeras profissionais, fotos de celulares são mais difíceis para obter um pós processamento (edição) mais aprofundado. O tamanho de arquivo da imagem e o número de pixels que sua câmera possui irão fazer a diferença nessa parte. Porém, hoje temos ótimos aplicativos de edição para celular que com certeza irão fazer a diferença nas suas redes sociais, dentre eles, usei muito o Lightroom Mobile e o Snapseed. 


Porém, câmeras de celulares tendem a se comportar mal em baixa luminosidade por terem um sensor muito pequeno, então se você pretende fotografar um encontro de carros noturno, com certeza você sofrerá um pouco com seu smartphone.



Fotos que fiz durante o evento com o meu smartphone, o Asus Zenfone 4. Aproveitar a versatilidade do dispositivo para explorar ângulos é uma das vantagens mais evidentes da fotografia mobile.


Câmeras - Conheça seu equipamento, saiba qual tipo de lente se deve usar para fotografar: 


Para detalhes - closes mais fechados, fotos em que o carro não aparecerá inteiro - é interessante usar lentes Grande Angulares (18mm a 50mm aproximadamente), isso também permitirá que você possa fazer as fotos próximo ao carro, e não tenha problemas de pessoas passando na frente e atrapalhando a sua foto.


Para fotos do carro inteiro, devemos usar a lente teleobjetiva (a partir de 70mm) pois evitará que o carro fique com um aspecto mais “redondo”, referente a distorção de lente que a grande angular possui. Usando uma lente "tele", a foto irá reproduzir as linhas fieis do carro e sua foto ficará mais bonita.


Uma técnica que deve ser considerada, é o uso de lentes com grandes aberturas de diafragma (f/1.8, f/2.0, etc) pois elas irão render destaques a detalhes, uma vez que a grande abertura de diafragma irá te render um belo desfoque fora do seu ponto de foco, direcionando a visão do observador da foto diretamente para onde foi focado no click.


Ninguém gosta de fotos tremidas. Para uma nitidez mais aperfeiçoada, usamos sempre 2 pontos de Obturador acima da milimetragem da lente. Ex: A lente está em 50mm, no obturador temos 1/50, 1/60, 1/80 respectivamente. Ou seja, 1/80 será a velocidade de obturador mínima para que não tenha uma foto tremida, porém se você tem um belo dia de sol para permitir que você aumente essa velocidade do obturador, aumente sem medo! Quanto maior esse número, mais nítido ficará!



A maioria das fotos deste artigo, por exemplo, foram registradas com uma câmera Nikon D5300
e lente Nikkor 35 mm 1.8  da Nikon.  A distorção da lente foi corrigida na edição usando o Adobe Lightroom.


Como deixar suas fotos mais interessantes:

Caso você queira ingressar mais na área da fotografia, você deve conhecer o pós processamento por trás de uma foto. Podemos passar horas e horas editando a foto para que ela fique mais interessante, podemos deixar as cores mais fortes, linhas mais contrastantes e até mesmo mudar o fundo de uma foto. Quando se trata da criatividade de um fotógrafo editando sua foto, o céu é o limite. 



Conheça o trabalho do Matheus Riquetto clicando aqui.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Chevrolet, Dodge, Fiat, Ford, Karmann, Maverick, Mercedes, Porsche, Volkswagen, Willys. Em um evento, várias marcas, vários carros e várias histórias. Na parte noturna, tivemos atrações musicais com Rosa Negra, Di Santi e Banda e Pedro Henrique, fazendo a alegria dos antigomobilistas e moradores da cidade. E eu, nisso tudo, estava em casa editado as fotos e criando o esboço do artigo que você acabou de ler :D


Uma das curiosidades é que para quem brincou disso na infância, o encontro era um prato cheio para a infame brincadeira do "Fusca Azul". Vou deixar que as imagens falem por si só, inclusive elas despertaram boas lembranças nos meus seguidores quando as postei no stories do Instagram, incluindo o fotógrafo Thiago Cruz.



Para quem não conhece a brincadeira, existe um vídeo altamente explicativo do pessoal do Garage Club que você pode ver abaixo. Nunca mais um Fusca Azul será visto com os mesmos olhos...



Falando em fotos, todas elas estão disponíveis para download, sem marca d'água, no link abaixo. Já estão preparadas na resolução ideal para postar nas redes sociais, então se seu carro está aqui, é hora de salvar os belíssimos registros deste dia. Basta me marcar nas redes sociais ao usar e sucesso (@dantas.james). Caso queira o formato em alta definição para impressões e ampliações, entre em contato que ficarei feliz em te explicar como adquirir :D



Clique aqui e faça o download das fotos do 2º Encontro de Carros Clássicos e Antigos do Baixo São Francisco.


E você, o que achou do evento e das dicas? Conte sua opinião nos comentários e vamos juntos descobrir mais sobre esse riquíssimo mundo de histórias.  Compartilhe esse artigo nas redes sociais e mostre aos seus amigos amantes de automobilismo.


Até o próximo post aqui no #fotopatilha.