Imagem capa - Mobilegraphia BR - Saiba Mais Sobre o Maior Grupo de Mobgrafia do Brasil no Facebook por James Dantas Costa
ParceirosMobgrafando

Mobilegraphia BR - Saiba Mais Sobre o Maior Grupo de Mobgrafia do Brasil no Facebook

Aqueles que tem conta na rede social do tio Mark Zuckerberg com certeza já participaram de um grupo. E qual a vantagem de participar de grupos no Facebook? Encontrar pessoas com os mesmos interesses que você e debater sobre eles. 


A Rock Content através do seu blog Marketing de Conteúdo contextualiza os grupos do Facebook como um espaço no qual a comunidade pode deliberar, compartilhar conhecimento, colaborar e fazer novas conexões. 


via GIPHY


Os grupos fazem uma segmentação de mercado natural. Ou seja, gera um público extremamente qualificado e interessado em temáticas que podem ser relacionadas a um produto ou a um serviço. E graças a isso, essas comunidades podem ser desenvolvidas e engajadas pelas marcas. Nesse sistema de fórum, a comunicação é horizontal e democrática. Todos têm voz ativa.


O MOBILEGRAPHIA BR


O grupo é destinado a fotografias usando Smartphones no geral. E como é deixado claro em sua descrição, o intuito do grupo não é incentivar postagem de aparelhos tops de linha, mas sim o olhar e a visão para fotografia dos membros. Com isso, o grupo se torna um lugar para expressar a paixão pelos clicks nada além disso. ''A melhor câmera é aquela que está sempre com você!'' A partir dos próximos parágrafos, o Lucas Grecco toma as rédeas do texto e conta em detalhes como surgiu o grupo. Então prepare-se que o conteúdo de começa agora :D


A ORIGEM


O MobileGraphiaBR, grupo de fotografia com foco total em fotografia e edição mobile, foi criado no dia 22 de Julho de 2015, por Alcides Junior e Gustavo Paixão, que posteriormente convidaram o Anthony Tocchio para entrar na Administração, pois já o conheciam de outros grupos mistos onde ele costumava postar suas fotos.  A partir disso, o Anthony começou a criar as artes e a desenvolver o sistema de selos do grupo, hoje tão conhecido e difundido. Nesse período, também foram elaboradas as regras de postagem, as quais ao longo dos anos foram aprimoradas de acordo com as experiências da moderação e as novidades que surgiram na fotografia mobile. Ainda no início, o Gustavo, apesar de continuar no grupo, se desvinculou da moderação.  O MobileGraphiaBr seguiu se expandindo em número de participantes e fotos postadas diariamente, e aumentou ainda mais a interação com os participantes ao iniciar os famosos “Temas da Semana”,  que desafiam cada membro a fazer uma foto de uma determinada técnica ou assunto principal. 




Os Temas da Semana, visando ainda mais o acolhimento à opinião democrática dos participantes, passaram a ser decididos por meio de votação na enquete da semana, mas existem também alguns temas especiais lançados pela moderação. A página do MobileGraphiaBR no Instagram sempre foi um grande diferencial, e também sempre funcionou de maneira democrática, pois o critério para que uma foto seja postada lá é a aceitação dela no coletivo do grupo. Sendo assim, no início, as fotos que chegavam ao Selo Bronze de 30 likes recebiam o selo “Instagram MobileGraphiaBR” e ganhavam o direito de serem postadas na página. Com nosso crescimento exponencial, esse número passou para 50 likes, que é o Selo Prata. Hoje, em 2019, nosso Instagram já conta com mais de 11 mil fotos publicadas e se aproxima dos 11 mil seguidores. Uma página realmente construída pelos olhares e trabalhos dos membros do grupo. Contudo, cientes de que nem sempre likes querem dizer qualidade, e visto que, muitas vezes, fotos com olhar e técnica diferenciados não recebem a devida atenção do coletivo, instituímos a "Foto do Dia", uma fotografia escolhida pela moderação em razão do emprego correto de técnica e edição ou uma captura inusitada de um momento difícil de se conseguir registrar.  Visando valorizar o oxigênio e o coração do grupo, que são seus membros, a moderação criou também o "Top 20 Colaboradores do Mês", parabenizando os 20 membros mais ativos de cada mês pela participação exemplar. 


POLÊMICA À VISTA


Uma grande polêmica que permeou o grupo, foi a aceitação ou não do uso de edição em programas de computador. Então, mais uma vez a Administração tomou o caminho da democracia para resolver a questão através de uma enquete. A votação foi polarizada e acirrada, porém se fez a vontade da maioria dos membros e ficou constituído como regra que seriam aceitas apenas fotos editadas em apps de edição mobile, excluindo assim o uso de edição em programas de computador. Posteriormente, por motivos pessoais, o Alcides se desvinculou do grupo, e os moderadores Lucas Grecco e Daniel Oliveira, seguidos pouco depois pelo Alessandro Castro, foram agregados ao time da moderação, a convite do Anthony e da Camila. Nesse período, o grupo passou a criar temas especiais, que se tornaram tradições anuais, como: o tema especial do Dia do Fotógrafo, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e o Tema de Natal.  E foi criada a Página Oficial do MobileGraphiaBR no Facebook, onde novamente o critério dos destaques que vão para a página do Facebook, é o democrático e de aceitação dos demais membros participantes. Sendo assim, conquistam o direito de aparecer como destaque na página as fotos que alcançam o Selo Ouro de 100 likes. E o grupo passou a aceitar também em sua timeline vídeos de até 2 minutos de duração. Com todo esse processo de crescimento e popularização do MobileGraphiaBR, o grupo passou a exigir cada vez mais tempo para cuidar e manter a tão elogiada organização, e novos amigos foram convidados à participar do team moderação. São eles: Shirley Leal, Douglas Monteiro, Marcia Mestre, Salviano Oliveira, Francilene Carvalho, Fernando Santos e o Rafael Fonseca, que dá uma atenção especial às postagens da página no Facebook. Junto à popularização do grupo, vieram as parcerias com páginas e outros grupos que também compartilham do amor e dedicação pela fotografia autoral mobile, as quais desejamos que se expandam cada vez mais.


Inclusive, tivemos uma live muito bacana com o Lucas Grecco e a Marcia Mestre lá no Mobgrafando onde falamos com bem mais detalhes sobre o MobilegraphiaBR. Você pode ouvir este conteúdo na integra através do podcast abaixo :D




Para entrar no grupo e aprender mais sobre mobgrafia, acesse: https://www.facebook.com/groups/mobilegraphiabr/


Até o próximo post aqui no #fotopartilha.