Imagem capa - Turismo de Resultados 2ª Edição: 7 Palestras e 1 Conclusão por James Dantas Costa
#fotopartilhaMobgrafando

Turismo de Resultados 2ª Edição: 7 Palestras e 1 Conclusão

Em Setembro de 2018, a ABIH/AL e a Agência Yellow Kite idealizaram o Turismo de Resultados, um evento sem precedentes na capital alagoana Maceió, com a finalidade de trazer as maiores referências de marketing e vendas no meio digital para fornecer e multiplicar o conhecimento de como alcançar os melhores resultados utilizando as novas tecnologias e canais, nesse mundo que está em transformação. As minhas impressões sobre a primeira edição podem ser lidas neste artigo do Linkedin, afinal este site onde vocês se encontram no momento só veio a existir no mês seguinte. 


Pois 1 ano depois, no dia 19 de setembro de 2019, ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso a 2ª edição do Turismo de Resultados, com 7 palestras (2 a mais em relação a edição anterior) e 1 painel. E apesar das expertises e temas distintos dos palestrantes, o título do artigo já antecipa o que pra mim foi uma grata surpresa: todos foram uníssonos em suas conclusões, e é isso que vamos ver a partir de agora.


INICIANDO OS TRABALHOS


Com Fernando Peron como mestre de cerimônias, o evento começou dinâmico e com um belo clima de expectativa. Na platéia, pessoas que participaram da primeira edição animadas para conferir o progresso do evento, e os participantes de primeira viagem curiosos para saber o que os esperava.  Representando os patrocinadores e apoiadores, tivemos uma breve fala do Milton Vasconcelos, presidente da ABIH/AL, e do Rafael Brito, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Eles desejaram um bom evento a todos os presentes reforçando o posicionamento de ambas as instituições no fomento ao Turismo em Alagoas. 





1. RAPHAEL FALCÃO: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E O MUNDO CONECTADO


Raphael Falcão "Trabalha com Marketing desde 2008 atuando frente a diversas estratégias na área. Foi gestor do Sebrae Digital por mais de 4 anos, onde representou o nordeste no comitê de gestão dos canais digitais no Sebrae Nacional. Já palestrou e ministrou workshops em mais de 30 cidades, tendo impactado mais de 10 mil pessoas ao longo de sua jornada como palestrante."


Ele é idealizador do Dicas Digitais,  um do maiores perfis de Marketing do Brasil, e refrescou a memória dos presentes com uma viagem no tempo através da história da internet. Usando as músicas mais tocadas em cada ano, fez com que a platéia lembrasse de como era a época em que algumas das tecnologias mais comuns hoje nem existiam. Tudo isso, para contextualizar como as pessoas se comportam na internet e como alcançá-las.





Além de fornecer 16 passos para obter resultados com o Marketing Digital, Raphael terminou sua palestra com uma dica do que seria a máxima do evento inteiro: "quem ajuda as pessoas, vende mais". 


PAINEL: OS CAMINHOS PARA OBTER RESULTADOS NO MARKETING DIGITAL


Mediado por Rodrigo Cavalcante, do site Agenda A, o painel contou com a presença de Pedro Carvalho, Gerente de Marketing na Amarante Hospitalidade, Administradora Hoteleira dos Resorts Salinas - dois dos empreendimentos hoteleiros mais bem sucedidos do Brasil, e Leonardo Saroni, Senior Product Owner, Diretor Mundial de Marketing da Booking.com.


Com um tema tão sugestivo, ambos os convidados contaram suas trajetórias mediante as aos setores que comandam e falaram dos desafios de se implementar estratégias digitais. Pedro falou sobre a experiência dos Resorts Salinas ao migrar da mídia tradicional, abandonando-a completamente e adotando um posicionamento 100% digital, pois assim existe o controle dos resultados através da medição de todas as informações referentes as campanhas. Isso fica claro no desempenho atual da empresa, onde 60% das reservas dos empreendimentos é realizada através dos canais diretos. 





Já Leonardo falou sobre o empoderamento que o mundo digital traz em testar ideias. Todas as pesquisas geram dados que validam ou não o que está sendo feito, e o desafio é nunca se saber o que pode acontecer, afinal, no marketing, tudo muda todos os dias. E que o maior objetivo na Booking.com é estar conectada com o cliente, tornando a sua experiência única. Leonardo ainda encerrou o evento com uma palestra dedicada ao tema, então o veremos por aqui novamente.


2. ANA FUSQUINE: O CICLO VIRTUOSO DA DISTRIBUIÇÃO DIRETA


Ana Fusquine é "Graduada em Administração e Marketing pela ESPM, tem mais de quinze anos de experiência em CRM, marketing digital e ecommerce com foco na indústria da hospitalidade. É sócia e VP de mercado hotels na Pmweb."


Ao iniciar sua fala, Ana foi enfática e impactou quem estava presente: "Mídias geram vendas, CRM gera clientes". Com isso, ela mostrou uma abordagem diferente ao cliente, chamada de Life Cycle, onde o objetivo é entregar a mensagem certa, para o cliente certo, no momento certo, onde esse momento é monitorado pelo momento de interação com a marca. Alguns exemplos destes momentos são: boas vindas, eventos, upsell, cliente inativo e primeira reserva.





A vantagem disso é criar para os clientes experiências frictionless, ou seja, sem atrito, sem dificuldades, para que as pessoas se encantem desde o primeiro momento com sua empresa. Segundo ela, "as empresas que sobreviverão no futuro são aquelas que conhecem mais os seus clientes do que seus clientes conhecem ela."


3. LUIS LOURENÇO: QUAL VENDEDOR SEUS CLIENTES QUEREM NA SUA EMPRESA?


Luis Lourenço é "Empreendedor e executivo focado em empresas de tecnologia e startups. CEO da Plug CRM - agora, RD Station CRM, uma ferramenta que ajuda a controlar o processo comercial de forma intuitiva e aumentar as vendas."


Luis começou sua palestra falando sobre pessoas chatas, onde o vendedor acaba recebendo a alcunha em diversas situações. Sabendo que as pessoas não gostam de vendedores chatos, ele trouxe a sua visão do que pode ser melhorado nas empresas para que os vendedores sejam mais eficientes e lucrativos. Segundo a TAS Group, 50% do tempo do vendedor é desperdiçado em prospecções pouco efetivas. 





Dentre algumas ações citadas, é necessário desenvolver disciplina com dados e métricas, entender as ações de marketing executadas pela empresa, investir em desenvolvimento de conhecimento técnico  e ter reuniões objetivas focadas em números e métricas, sem achismos. Assim, com "mais dados, menos drama."


4. PAULO CAMÊLLO: MARKETING DE PERFORMANCE PARA O TURISMO


Paulo Camêllo é "Profissional de Marketing Digital e Novos Negócios com foco em e-commerce e omnichannel e 3 vezes premiado pelo International HSMAI Adrian Awards para projetos digitais desenvolvidos na Hospitality.


Em sua palestra, Paulo falou sobre as mídias de performance e o papel do Google em entregar anúncios aos usuários através de suas mecânicas. Ele mostrou as mídias sobre 3 aspectos do funil de vendas: a mídia de branding que atinge os clientes na fase de conhecimento e consideração do funil, e a mídia de performance que atinge os clientes nas fases de consideração e intenção de compra. 





Ele fez um tour pelo SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization) do Google, além de mostrar seus cases no Rio Quente Resorts, onde conseguiu ROI de 80:1 e 127:1 em duas campanhas demonstradas no evento. E por fim, deu dicas que quais parâmetros deveriam ser vistos com mais frequência para nortear as estratégias de performance: custo por visita (CPV), custo por aquisição (CPA) e retorno sobre o investimento (ROI). 


CASE: UZIEL BARBOSA E A DOITY


Este case é um bônus que trago aqui por acompanhar a evolução da Doity ao longo dos anos e ver o quanto eles estão melhorando e ampliando o seu serviço, afinal, se você já organizou um evento, deve ter no mínimo visitado o site da plataforma. 


A Doity nasceu a partir da necessidade de seus próprios fundadores, quando ainda universitários. Uziel Barbosa e Geraldo Neves - hoje sócios - organizaram um evento no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e sentiram as dificuldades de gerenciá-lo. Como não encontraram uma solução disponível no mercado, desenvolveram um site próprio com um sistema que permitia a inscrição de participantes.





Uziel contou essa história no palco do Turismo de Resultados de maneira bem humorada. O nome Doity é a abreviação de "Do It Yourself", ou faça você mesmo no bom e velho português. Em 2011, ao realizar o evento no IFAL, ele descreveu a situação da seguinte maneira: estudante liso, com equipe reduzida, sem recursos e equipamentos, com filas eminentes para lidar no evento, sem saber a melhor maneira de fazer as inscrições, de como emitir certificados e até como realizar sorteios. A partir daí, veio o questionamento "mais alguém tinha o mesmo problema?". E hoje, 8 anos depois, a Doity ganhou o mundo e é uma das maiores referências quando se fala em plataforma de eventos. 


5. ESTEVÃO SOARES: ESTRATÉGIA DIGITAL PARA O SEGMENTO DO TURISMO


Estevão Soares é "fundador da Estrategi.ca ao lado da Maria Rita onde trabalhou com grandes marcas como: CVC, Wine Vinhos, USP, Submarino, Jhonson&Jhonson, Aspen, AppleBees, USP, entre outras. Palestrante dos principais eventos de Marketing Digital/Social Media no Brasil e como professor, ministrou para pós-graduação de cursos de instituições renomadas como: USP, SENAC, UNA e ESPM."


Estevão dividiu sua palestra em 3 partes: Contexto de negócios, onde falou sobre o trabalho com dados, o funil dinâmico do marketing digital e os problemas comuns do segmento; Cenário estratégico digital, onde mostrou a relação entre complexidade e distribuição do conteúdo e os dados de comportamento dos turistas brasileiros; E estratégias para aplicar imediatamente, onde ele mostrou a importância dos nichos e do estímulo a criação de uma comunidade, além de dicas práticas de segmentação de anúncios.




Sua palestra terminou com a seguinte frase: "use o digital como ferramenta para entregar experiências e não perca o foco nas pessoas". Inspirador, não é mesmo? 


6. VITOR PEÇANHA: O MARKETING MUDA O TEMPO TODO


Vitor Peçanha é "Co-fundador da maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, a Rock Content, já escreveu centenas de artigos e gravou diversos vídeos que ensinam tudo sobre essa estratégia de Marketing que tem ganhado muito espaço no mercado nos últimos anos."


Vitor começou sua palestra brincando com a expressão "o profissional do marketing adora matar", pois a todo momento ao tentar prever tendências eles se perguntam se o que existe atualmente morreu. Mas uma coisa é certa, o Marketing é sempre feito para pessoas e isso não muda. Assim, ele falou sobre como entender psicologia é o diferencial de um marketing duradouro, pois as pessoas dão significados distintos as suas experiências, e elas não consomem marcas, mas o que essas marcas representam.





Além disso, ele deu dicas de como conquistar a atenção do público, pois "a atenção do público é o bem mais precioso para um profissional de marketing." Uma das melhores maneiras de se conseguir isso é através da arte de contar histórias, pois assim se desperta emoções e cria-se uma marca que as pessoas se identificam. 




E falando em contar histórias, fiz questão de entregá-lo um pedaço da história da minha cidade contado através da fotografia. Vitor recebeu um quadro que mostra o Hotel São Francisco, o estabelecimento hoteleiro mais tradicional da cidade de Penedo - AL, com sua imagem refletida em uma poça (bem sugestivo para um evento de turismo).  E na sua mensagem final, Vitor foi categórico ao resumir toda a sua fala: "se você não entende de pessoas, você não entende de marketing."


7. LEONARDO SARONI: PROCESSOS VOLTADOS PARA O CLIENTE


E como prometido no trecho do painel, Leonardo está de volta e foi sua a responsabilidade de fechar o evento. Como Diretor de Marketing Mundial da Booking.com, a expectativa era grande para saber como é o trabalho numa gigante do turismo, e olha, a fala dele foi excepcional e surpreendente.


Com o princípio de "manter o consumidor no centro de tudo",  ele mostrou como são feitos os Testes A/B na plataforma e aplicativo da Booking.com, desde os anúncios estimulando o download dos apps, landing pages, miniatura das imagens, caixa de pesquisa e até a copy dos anúncios. Assim, vimos como os clientes são essenciais em todas as tomadas de decisão. Ele confidenciou que nunca sabe como o site vai estar na semana que vem, pois sempre tem algo mudando, e pra melhor. E ao fazer isso, ele também mostra como os profissionais de marketing não são absolutos no que fazer, e que devem ficar de olho as mudanças para se adaptar e sair na frente.




"O que importa não é o teste, é aprender, e você vai jogar muitas suposições no lixo." Explicou também que o profissional do marketing deve orientar suas decisões com dados, e não com a opinião da pessoa com o salário mais alto na empresa. E finalizou, depois de encantar a todos com os testes, com a seguinte frase: "foque no cliente".  


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Maior, melhor, e sem perder a essência. Para quem participou da primeira edição, voltar ao Turismo de Resultados e ver que o mesmo empenho que eles tiveram na primeira edição foi potencializado não teve preço. Para quem estreou no evento nessa segunda edição, a mente fervilhou por ter participado de algo de alto nível.


Com retornos e novos convidados, a seleção de participantes foi surreal, e reforço o ponto que citei no artigo da primeira edição que geralmente só dá pra ver gente desse nível em eventos do eixo sul sudeste. Então ter a chance de ver essa galera toda de pertinho vale cada centavo investido. Todos os palestrantes sem exceção foram muito solícitos e interagiam com os participantes a todo momento, conversando, dando entrevistas, fazendo selfies e assinando livros. 


A objetividade com que a organização dispôs todas as etapas do evento é louvável, ninguém perdeu tempo, se sentiu desconfortável ou deslocado, e isso é um ponto positivo demais para eles. No mais, agradeço novamente a ABIH/AL e a Agência Yellow Kite, com todos os patrocinadores e apoiadores, por colocar Alagoas no mapa do Turismo não apenas para os turistas, mas também para quem vive da atividade. 





E por fim, a conclusão máxima do evento: trabalhe para ajudar as pessoas. O que você achou disso tudo? Comente abaixo e já adianto que nos vemos na terceira edição ano que vem :D Simbora trabalhar?