Ensaio

Penedo - AL

A Plenitude de Amanda Melo

Amanda veio até mim com um objetivo claro, uma verdadeira missão. Passando por uma nova fase em sua vida, cheia de planos e vontade de realizá-los, ela me pediu algo que simbolizasse os seus 27 anos (completados em 25 de fevereiro). Eu, prontamente, comecei a idealizar como isso seria feito, e o primeiro passo foi justamente criar um conceito de como trazer a atual Amanda para a realidade fotográfica.


Para isso, foram usadas duas ferramentas excelentes que ajudam a traduzir visões e expectativas de um jeito único: a primeira delas foi a conversa. Não existe segredo, conversando com a Amanda, pude saber do que ela gostava, do que ela esperava mostrar nas fotos e qual o local destinado para isso. Acabamos escolhendo a Rocheira e seus arredores devido a importância do local para a aniversariante, que simplesmente AMA o pôr-do-sol visto de lá.


A segunda ferramenta é conhecida da galera obcecada por design: trata-se do mood board, ou painel semântico. Segundo Rafaela Lopes, designer do Trakto, "traduzindo a expressão Mood Board ao pé da letra, do inglês para o nosso bom português, podemos dizer que se trata de um “quadro de humor”. Isso nada mais é do que a reunião de diversas imagens, fotos, cores, objetos e até mesmo palavras/frases que tem como missão principal traduzir a essência de um serviço/produto ou marca." No caso, usei o Mood Board para que a Amanda pudesse visualizar os aspectos chave do ensaio e ter um norte de como as fotos poderiam ficar com algumas amostras já criadas por mim.



No final, tivemos uma agradável tarde de verão fotografando como se não houvesse amanhã. Amanda tem sempre um sorriso para mostrar e é disposta a experimentar as possibilidades. Abaixo, você confere o resultado desta ocasião, onde aproveito para desejar um feliz aniversário para a Amanda, com muitas felicidades, anos de vida e realizações. A festa pode ser dela, mas agradeço a ter sido eu quem recebeu o presente de retratar um momento tão importante da sua vida, e que essas fotos tenham um significado feliz através das gerações :D




Ficha Técnica

Fotografia: James Dantas

Modelo: Amanda Melo

Apoio: Kamylla Feitosa

Locação: Penedo, Alagoas

Amanda posando em frente a Prefeitura Municipal. O que começou com uma caça ao pôr-do-sol se transformou em uma brincadeira com a arquitetura.
O céu de verão estava azul e sem nuvens, então nessa foto brincamos com um ângulo de baixo para cima, evidenciando o sorriso da Amanda contra a pura cor.
E aqui começa uma das partes do ensaio que mais rendeu. Amanda e seu look tropical em contraste com uma fachada que lembra o outono.
Simetria foi a palavra de ordem nesta foto da Amanda, evidenciando as janelas e a porta.
Um pouco de amplitude, com uma amanda sorridente posicionada em frente a imponente e rígida porta.
Amanda e seu sorriso espontâneo que contagiou o ensaio.
Amanda contemplando o Rio São Francisco.
27 anos representados em Balões. Amanda em um de seus locais favoritos na Rocheira.
Eternizada. Tatuagem da Amanda escrito
Comemorando os 27 anos e o pôr-do-sol magnífico que brindou o fim de tarde com um brilho alaranjado. A foto que Amanda queria, fechando com chave de ouro o ensaio.