Ensaio

Penedo - AL

A Determinação de Tiago Silva, o Mochileiro Pela Educação

Tiago Silva é um gigante. Não apenas no porte físico, mas também na determinação. Natural do município  de Junqueiro em Alagoas,  ele tem uma gratidão imensa pela educação, pois segundo ele, ela transformou a sua vida. De alguém "sem futuro", que no máximo seria peão de usina, Tiago tomou as rédeas de sua vida com o conhecimento que adquiriu e decidiu que iria levar o poder da educação a outros jovens como ele espalhados pelo Brasil.


Assim nasceu o Mochileiro pela Educação, indo onde é necessário para mostrar que a educação salva vidas, transforma destinos e leva a caminhos inesperados.  Nessas andanças, acabamos nos conhecendo, e cultivando uma amizade que já dura anos. E no fim de 2018, em um raro período de férias - já que o homem não para - Tiago vem para Penedo com sua esposa Daylara e pergunta se não podemos fazer algumas fotos.    


Reuni alguns amigos de longa data, todos munidos de seus equipamentos, para fazer uma jornada documental. A visita do Mochileiro foi registrada em tempo real e gerou fotografias interessantes, na rodoviária em sua recepção, na feira livre da cidade, - onde todo mundo achou que ele era alguma espécie de celebridade por causa da movimentação de câmeras ao redor dele - no Teatro 7 de Setembro, uma das jóias da história penedense e alagoana, onde ele se emocionou de verdade ao se imaginar palestrando naquele majestoso palco, e na Rocheira, onde o sol intenso e a vista para o belo Rio São Francisco fecharam com chave de ouro essa visita tão desejada. 



Tiago é um ser inquieto, mas essa inquietude é justamente sua característica mais constante. Ele irá para qualquer lugar onde for necessário ir para poder cumprir sua missão. E esse senso de propósito é inspirador, por isso tentei capturá-lo em cada foto, e deixo você decidir se consegui :D




Ficha Técnica

Fotografia: James Dantas

Modelo: Tiago Silva

Videomaker 1: Amanayara Carvalho

Videomaker 2: Machado Junior

Apoio: Gessyca Rocha / Kamylla Feitosa

Locação: Penedo, Alagoas

O homem é grande, a mochila também. Tiago chegando na rodoviária, hora de explorar a cidade.
Tiago mandando aquele alô para os seguidores no instagram para mostrar que o destino do dia é Penedo - AL.
Tiago depois de encontrar um chapéu de palha baratinho na feira de Penedo e ficar pensando em quem paga fortunas no mesmo chapéu em uma loja.
Tiago é um homem do povo, ele se sentem bem onde tem gente para conversar.
Tomando aquele cafézinho cortesia, Tiago sente o clima acolhedor dos feirantes.
Um gigante no meio da multidão, Tiago chega a ser até ponto de referência.
Um gigante emocionado. Tiago abre os braços enquanto se imagina palestrando no palco do icônico Teatro 7 de setembro em Penedo - AL.
Fazendo aquele mimo para a esposa Daylara, Tiago é o verdadeiro
Uma ideia ousada, mas ele não se intimidou. Sentado em uma pedra no alto da Rocheira, em Penedo - AL, Tiago contempla o Rio São Francisco.
Fechando a visita, Tiago e Daylara felizes com a vinda à Penedo, apesar do cansaço de um fim de semana viajando.