Ensaio

Penedo - AL

A Expressividade de Gessyca Rocha

A Gessyca Rocha é minha amiga de longa data e também é fotógrafa. Então o desafio de deixá-la à vontade do outro lado da câmera foi bem interessante. Ela é atriz, é criativa, um espírito livre que ri do preto e branco engessado do mundo com suas cores intensas e vibrantes.



Ela tem alguns momentos esporádicos onde se retrai em busca de inspiração para novos projetos, mas as vezes demora demais nessa retração. O intuito do ensaio foi registrar ao máximo a sua expressividade e descobrir ângulos que a valorizassem, usando a cidade de Penedo / AL, nosso lar, como moldura para as pinturas que seriam eternizadas a cada clique. Gessyca é dona de um olhar penetrante, de olhos castanhos intensos que fitam o horizonte como se o desnudasse e desmistificasse os seus mistérios. E esse foi ponto de partida para o contexto do ensaio.



O ensaio foi realizado em julho de 2018 nas ruas de Penedo / AL, como forma de inaugurar de verdade o uso do meu novo equipamento - a Nikon D5300. Neste dia convidei a Gessyca para modelar usando um discurso bem simples porém efetivo que a deixou à vontade para aceitar a empreitada. Contamos com a ajuda do Machado Junior, um fotógrafo e video maker de primeira que não dispensa uma boa oportunidade de praticar suas habilidades, seja na fotografia ou seja nos vídeos.



Boas risadas, feedbacks sobre direção, poses, ângulos e técnicas fotográficas embalaram a tarde, que teve uma mudança de clima surpresa porém bem-vinda: as nuvens deram o ar de sua graça pintando o céu com suas formas acinzentadas e trouxeram junto o arco-íris. Além disso, um pôr-do-sol belíssimo e um início de noite tranquilo marcaram o fim das atividades. E pelo resultado que vocês verão abaixo, a meta do dia foi atingida com sucesso :D




Ficha Técnica

Fotografia: James Dantas

Modelo: Gessyca Rocha

Fotógrafo Assistente: Machado Junior

Locação: Penedo, Alagoas

Olhos castanhos são lindos quando iluminados pela luz do sol, o seu tom caramelo é quase hipnotizante.
Originalmente colorida, ao transformar esta foto em preto e branco a expressão da Gessyca ganhou ainda mais impacto.
Quando usada de maneira estratégica, a natureza pode valorizar ainda mais a fotografia.
Pode parecer, mas este ângulo não é de drone. Fazer a modelo olhar para cima é algo que exploro bastante.
Neste dia até um arco-íris resolveu aparecer para abrilhantar a ocasião.
Mesmo num dia nublado, o Rio São Francisco cria um horizonte amplo para se explorar e completar a essência da Gessyca.
Igrejas são elementos centrais da história da cidade, então nada mais justo que usar a Catedral Diocesana como fundo para criar uma foto incrível.

Minimalismo é um estilo gostoso de se explorar, e o céu nublado é um prato cheio para libertar a criatividade.
Um sorriso sincero perto do fim do ensaio, quase como um aviso do dever cumprido.
Quando a noite cai, e as luzes se acendem, a experiência se encerra em grande estilo.